quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Brasil e o Mundo em 2009: Morre Michael Jackson, Arruda é flagrado no mensalão do DEM, cai avião da Air France, surge a gripe suína, Rio ganha o direito de sediar Olimpíada e Flamengo conquista o hexa brasileiro

O Blog Contando a História relembra hoje o que de mais importante aconteceu em 2009.









Michael Jackson estava se preparando para voltar aos palcos com a turnê This It, mas na tarde de 25 de junho notícias vindas de Los Angeles diziam que o cantor sofreu uma parada cardíaca causada pela overdose de remédios, dentre eles o anestésico Propofol. Os remédios foram dados pelo seu médico Conrad Murray e dez minutos depois estava morto. No dia 7 de julho os funerais reúnem mais de 17 mil pessoas no Staples Center e o show vira tributo. Na cena mais marcante a filha Paris aparece diante das cãmeras e se declara ao pai. A cerimônia é vista por bilhões no mundo todo e somente em setembro o corpo do cantor é enterrado. Chegava ao fim uma carreira marcante e ao mesmo tempo marcada por um festival de esquisitices.



O avião da Air France que fazia o voo 447 que saiu do Rio de Janeiro com destino à Paris cai no Oceano Atlântico matando 228 pessoas. O avião desapareceu dos radares do Aeroporto Tom Jobim no Rio. As más condições metereológicas impediram por diversos momentos as buscas. O acidente foi o maior em território brasileiro e o laudo que investigou as causas do acidente apontaram o congelamento dos pitots e falha humana seguido de forte tempestade.



O mundo vive uma pandemia vinda do México. Surge a Gripe Suína ou Gripe A. A epidemia se tornou um caso de saúde internacional de emergência, e desde então já matou mais de 10 mil pessoas.



Na política o ano fica marcado pelo escândalo dos atos secretos envolvendo o então presidente do Senado José Sarney. No mesmo ano o cenário para a eleição de 2010 começava a se desenhar com Dilma Rousseff como pré candidata pelo PT, José Serra disputando indicação com Aécio Neves pelo PSDB e Marina Silva se filiando ao PV. E teve ainda o tal castelo da vergonha, construído pelo deputado Edmar Moreira e a infeliz frase de um tal Sérgio Moraes que dizia estar pouco se lixando pelo país.



Quando o Mensalão era a pior coisa que já havia aparecido na política brasileira se enganou. No fim do ano vídeos de Durval Barbosa revelam ao Brasil o mensalão do DEM. A Operação Caixa de Pandora desvendou o esquema de corrupção no GDF. Vídeos mostram o então governador José Roberto Arruda embolsando pacotes de dinheiro. Em outro vídeo o deputado distrital Brunelli faz a oração para agradecer o dinheiro recebido. Arruda seria preso em fevereiro do ano seguinte.



Um blecaute atinge 18 estados brasileiros em 10 de novembro e o apagão foi causado por um curto circuito em três linhas da usina de Itaipu.



Por causa de um vestido rosa, a então estudante de Turismo Geisy Arruda se transforma em celebridade instantânea. Geisy foi expulsa da faculdade onde estudava.









Na TV um ano agitado com SBT e Record se reforçando. O canal de Edir Macedo tira do SBT o apresentador Gugu Liberato e o contrata com salário de R$ 3 milhões. Gugu estreia seu programa nas noites de domingo. Como contra ataque o SBT tira o autor de novelas Tiago Santiago, o empresário Roberto Justus e a apresentadora Eliana. A Record traz Ana Paula Padrão para reforçar o jornalismo e contrata Mylena Ciribelli que deixava a Rede Globo depois de 18 anos para comandar o Esporte Fantástico. No mesmo ano lança seu reality com famosos, A Fazenda sob o comando de Britto Júnior.







Uma equipe que surgiu do espólio da Honda foi a sensação nas pistas da Fórmula 1 em 2009. A Brawn GP fez história conquistando os títulos de construtores e de pilotos com o inglês Jenson Button. O brasileiro Rubens Barrichello vence duas corridas, mas fica em terceiro. O ano teve ainda o escândalo de Cingapura que acabou com a carreira de Nelsinho Piquet, dispensado da Renault e o acidente com Felipe Massa na Hungria em que uma mola do carro de Rubinho se soltou atingindo o capacete. Massa ficou de fora do restante da temporada. Na Indy, destaque para a terceira vitória de Hélio Castroneves em Indianápolis.





Pela primeira vez na história o Brasil é sede de uma Olimpíada. Numa votação histórica o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar uma edição dos Jogos Olímpicos e a cidade maravilhosa é escolhida sede das Olimpíadas de 2016.



César Cielo bate o recorde mundial dos 100 m livre no mundial de esportes aquáticos de Roma. Recorde que dura até os dias atuais, graças aos supermaiôs tecnológicos.







17 anos depois o Flamengo volta a ganhar o campeonato brasileiro numa sensacional arrancada saindo da zona de rebaixamento para conquistar o hexacampeonato com destaque para o meio campo Petkovic e o Imperador Adriano, artilheiro do campeonato ao lado de Diego Tardelli do Atlético Mineiro. Na Série B o Vasco conseguiu seu acesso com certa facilidade e Ronaldo voltava ao futebol brasileiro ganhando dois títulos pelo Corinthians.









Em 2009 nos despedimos de Luiz Lombardi, ou Lombardi, locutor que poucas vezes mostrava o rosto, mas era a voz mais famosa sempre ao lado de Sílvio Santos, o ex- prefeito Celso Pitta, a atriz Farrah Fawcett, uma das panteras do cinema, o costureiro, apresentador e deputado Clodovil Hernandez, o ator americano Patrick Swayze, a atriz Mara Manzan e o diretor Anselmo Duarte, ganhador da Palma de Ouro de Cannes com O pagador de Promessas.

Em breve os fatos mais marcantes de 2010.

6 comentários:

  1. oi gostei muito do seu site continue assim

    ResponderExcluir
  2. oi gostei muito do seu site continue assim

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito do seu site. me ajudou muito com o meu estudo de fatos

    ResponderExcluir
  4. "Pela primeira vez na história o Brasil é sede de uma Olimpíada. Numa votação histórica o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar uma edição dos Jogos Olímpicos e a cidade maravilhosa é escolhida sede das Olimpíadas de 2016."
    Depois você coloca um adendo que em 2017 f foi descoberto um esquema de corrupção para que o Rio fosse sede dessas olimpíadas.
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, colocarei na Retrospectiva 2017 que irei fazer no Blog de knunes no fim do ano, te convido a acessá lo.

      Excluir